Pesquisar

En Es

Viva, Invista e Empreenda.. no Corredor Azul

Logo-corredor-azul
Arraiolos Borba Elvas Estremoz Evora Montemor-o-novo Santiago-do-cacem Sines Vendas-novas Vila-vicosa

Investir

Corredor Azul

Mapa Final

A afirmação do Corredor Azul está fortemente correlacionada coma articulação dos seus polos estratégicos e elementos âncora. Associado ao seu posicionamento geoestratégico, este território tem condições de excelência para o acolhimento empresarial num contexto nacional de proximidade à área metropolitana de Lisboa e ibérico enquanto parte do eixo Lisboa-Madrid.

No contexto regional, o Corredor Azul distingue-se sobretudo pela densidade e escala dos polos urbanos que o compõem e cujas dinâmicas influenciam toda a região. A presença de Évora, capital administrativa e principal polo urbano e universitário da região alentejana, e de centros com fortes dinâmicas empresariais e urbanas (Sines-Santiago do Cacém e Elvas) revelam um território com papel central na afirmação do Alentejo como território de oportunidades e com elevada capacidade de retenção e captação de pessoas e investimentos.

Em termos globais o Corredor Azul destaca-se pelos seguintes aspetos:

  • Relações de proximidade à Área Metropolitana de Lisboa e a Espanha;
  • Posicionamento geoestratégico como porta de entrada e saída de mercadorias – porto de Sines “porta atlântica” e Elvas “porta ibérica”;
  • Áreas de acolhimento empresarial disponíveis e de grandes dimensões;
  • Presença de infra-estruturas estratégicas para a economia nacional – Porto de Sines;
  • Polos de conhecimento – Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Elvas, CEVALOR;
  • Empresas de referência – líderes de mercado em setores estratégicos (energia e afins, transformação de mármore, eletrónica, automóvel e agroalimentar).